Tuesday, May 22, 2007

Mais Dimitri

Atendendo a pedidos...


Hip-hop francês

Les Nubians, as irmãs Helène e Célia, duo hip-hop que faz sucesso nos USA.




01 Demain (Jazz).m4a

Saturday, May 19, 2007

pra usar depois da praia

Fotos de moda publicadas hoje no New York Times. Local: Ibiza. Fotógrafo: Mark Segal. Modelo: Dimitri Vankerkoven.



Saturday, May 12, 2007

Friday, May 11, 2007

O GRANDE INQUISIDOR

Francis Bacon, d'après Velasquez, Papa Inocente X

Achei no site virtualbooks.terra.com.br o texto muito oportuno de Dostoievski, O Grande Inquisidor, trecho de Os Irmãos Karamazov. O site não identifica o tradutor, que parece ser de Portugal.
Como todos sabem, antes de se eleger Papa, Joseph Ratzinger foi escolhido por João Paulo II para comandar a Congregação para a Doutrina Fé, o nome atual da Santa Inquisição.
Leia o Grande Inquisidor aqui.

Wednesday, May 09, 2007

Image Hosted by ImageShack.us

BASIC BENEDICT

O programa de TV holandês de sátira, Koefnoen, exibiu no ano passado uma brincadeira com o Papa, colocado no papel de Sharon Stone na famosa cena do interrogatório do filme Basic Instinct, numa imitação ousada do Papa feita pelo ator Jeremy Baker. Os cômicos holandeses imaginaram a cena com o Papa sendo interrogado sobre as declarações dele em setembro do ano passado, consideradas por muçulmanos como ofensivas a Maomé. Se você não tem problema com o uso da liberdade de expressão para ridicularizar figuras públicas, inclusive o Papa, clique aqui para ver o video no YouTube. A brincadeira é pesada e muito engraçada.

Monday, May 07, 2007

Orquestra da Praça Vittorio

UM NOVO SOM

Vi entusiasmado o último filme do festival de Tribeca, o documentário italiano L'Orchestra di Piazza Vittorio, o qual pra mim acabou sendo o melhor filme do festival. É a história de dois amigos, Agostino Ferrente e Mario Tronco, que resolvem criar uma orquestra num bairro pobre de Roma, formada por músicos imigrantes, e ao mesmo tempo gravar um documentário sobre essa aventura. Durante um ano, montados numa vespa, com uma idéia na cabeça uma camera na mão de Agostino, correm a cidade caçando músicos e acabam formando a orquestra, que se torna um enorme sucesso. Eles trouxeram 16 integrantes a Nova York e estão esta semana em Buenos Aires para mostrar o filme e dar concertos. Uma amostra do som deles está aqui. Para saber mais visite o website da orquestra aqui.
Um dos músicos é o brasileiro Evandro Reis. Perguntei a ele como é possível para um músico brasileiro tocar com instrumentistas que saíram da Índia, Senegal, Cuba, Equador, Argentina, Tunísia, Egito, Estados Unidos e outros países representados na orquestra, cada um preservando seu som tradicional. Evandro deu o crédito ao maestro Mario Tronco que cria espaço nos arranjos para que todos desenvolvam seu trabalho. Cada um compõe suas peças e os outros improvisam em cima. O resultado é extraordinário, totalmente original, um som híbrido de muitas tradições que preserva o sabor das raízes e cria ramos e frutos novos. Já o maestro Mario disse que para o Evandro é fácil. "A música dos brasileiros vem de toda parte. Da África, da Europa, da Ásia, dos árabes. Vocês ouvem qualquer som e saem tocando junto".
Provem esta moqueca com garam masala e couscous, é uma delícia.
Evandro, foto abaixo, entrou para a orquestra depois do concerto no qual foi feita a foto acima.
Evandro Reis

Saturday, May 05, 2007

Está terminando neste domingo a sexta edição do festival de Tribeca, criado por Robert de Niro depois de 11 de Setembro. Vi alguns filmes muito bons: o brasileiro O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, que me levou de volta a 1970, sofri muito mas gostei; Entre o Céu e a Terra, documentário russo-holandês sobre um artista de circo que faz oposição à ditadura no Uzbequistão, lindo e comovente; Meu Melhor Amigo, comédia francesa xoxa mas engraçada com Daniel Auteuil; também com ele, uma comédia italiana deliciosa, Napoleão e Eu, com Monica Belucci, engraçadíssima como uma baronesa deslumbrada pelo imperador francês, e o jovem Elio Germano, revelação de ator; Pete Seeger, o Poder da Música, empolgante documentário sobre a vida do cantor/compositor/militante de esquerda; e o meu preferido, The Gates, sobre a exposição do casal Christo/Jeanne-Claude em fevereiro de 2005 no Central Park. Alimenta a alma, como diz ao casal um mendigo agradecido, que mora no parque.
Aproveito para mostrar algumas fotos que fiz dessa obra de arte única, efêmera e inesquecível.