Sunday, October 05, 2008

Noite estrelada

Image Hosted by ImageShack.us

Um dos quadros mais deslumbrantes de Van Gogh está de visita aqui no MoMA, Noite estrelada sobre o Rio Rhône. Mora em Paris no Musée d'Orsay. Depois vai para a Holanda. A exposição é "Van Gogh e as Cores da Noite". Tem um belo tour online no site do museu, no link abaixo.
Nenhuma reprodução online ou em papel faz justiça à tela. As pinceladas são muito grossas e parecem terem sido pintadas ontem (e o foram há exatamente 120 anos). O azul noturno é de uma intensidade incrível - o famoso "azul Van Gogh". As estrelas e os reflexos dos lampiões no rio são montes de tinta de várias cores, amarelo, branco, verde claro. Visto de longe, as estrelas cintilam e a água do rio se move. O casal de namorados em primeiro plano é comovente. É uma noite amorosa, consoladora, cheia de luz.

Van Gogh and the Colors of the Night

3 comments:

Anonymous said...

Oi Jorge!

Eu vi a matéria na TV. Gostei muito. Confesso que a vontade de ir à NYC aumentou. Eu vi este quadro no Musée d'Orsay faz uns 4 anos, mais ou menos, mas, Van Gogh sempre vale a pena ver de novo.

Abs

Ana said...

Eu não vi. Mas visitei o museu Van Gogh em Amterdam e vi o que mora no Louvre.
Finalmente alguém não diz algo como "o quadro representa o desespero, solidão, tristeza, loucura e tudo o que tem de terrível na experiência humana...blah blah..."
Bom saber que há quem entenda que o homem era feliz quando pintava e não há nada de loucura em sua obra.

Adriana Socci Barbosa said...

Jorge, quadro lindo, descrição perfeita. Este foi o quadro que inspirou Starry, Starry night? Gostaria que você viesse a Paris comentar os quadros do Luiz Ferraz, de quem organizo exposição semana que vem, dia 15 de janeiro no Marais.... by the way, ainda no Rio vi sua participação no Manhatan Connection. Muito boa, o programa precisa de novidades..... Um abraço Adriana.