Saturday, December 20, 2008

Blog do ano

Image Hosted by ImageShack.us

A cubana Yoani Sánchez é a blogueira do ano. Autora a partir de abril de 2007 do blog Generación Y, ganhou vários prêmios, entre eles o BOBS (Best of Blogs) dado na Alemanha e o Ortega y Gasset de jornalismo digital, na Espanha, e entrou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 da revista Time.
Yoani e o marido, o jornalista Reinaldo Escobar, criaram o portal DesdeCuba, onde há links para vários blogs cubanos, revistas digitais, informação independente. É o primeiro veículo livre de informação em Cuba.
É bem mais fácil acessar o portal do exterior do que de Cuba. O governo faz tudo para impedir, com filtros que bloqueiam o portal. E os cubanos não podem ter acesso à Internet em casa. Nos cybercafés e outros pontos de acesso, a hora de Internet custa um terço do salário médio mensal do cubano. Um absurdo.
Yoani e seus companheiros blogueiros foram proibidos de realizar o primeiro encontro de bloggers em Cuba, este ano, mas vão tentar de novo ano que vem (o encontro aconteceu assim mesmo, virtual).
Ela também foi proibida de viajar à Espanha para receber o prêmio Ortega y Gasset.
Trecho final do discurso de agradecimento, que Yoani acabou fazendo em casa, em Havana, para a família e amigos:
"Em vez de comprar um motor para cruzar o mar numa balsa até a Flórida, tornei-me um balseira virtual. Escapei, não do meu país, mas do medo, da paranóia e do conformismo. Finalmente cheguei, nesta balsa-blog, a uma terra ao mesmo tempo gratificante e dolorosa, de onde a responsabilidade cívica não me permite voltar. Agora tenho duas vidas, uma real, compartimentalizada e controlada, onde ouço ordens, slogans e conclamações à luta; a outra virtual, imensa e livre, onde começo a me sentir cidadã".

Vejam a entrevista em cinco partes que Yoani deu ao italiano Roberto Ferranti



Image Hosted by ImageShack.us



Image Hosted by ImageShack.us
Estes são alguns dos 24 jornalistas presos em Cuba, que cumprem penas entre 15 anos e prisão perpétua e estão entre os 246 presos políticos da ilha. Um deles, Ricardo González Alonso, foi escolhido pela organização Repórteres Sem Fronteiras como o jornalista do ano de 2008.