Sunday, August 05, 2007
Coqueirinho, Paraíba
Há duas praias do Coqueirinho na Paraíba, a da Baía da Traição, onde eu estive, e outra, a da foto, ao Sul de João Pessoa.
Foto de Rodrigo Viana
Mais fotos dele aqui.
Saturday, August 04, 2007
Ravel na Paraíba
Todas as tardes ao por-do-sol na praia do Jacaré no rio Paraíba um saxofonista toca o Bolero de Ravel.
Mais fotos aqui.
Wednesday, August 01, 2007
Ingá, Paraíba
Um dos maiores mistérios do Brasil é a pedra do Ingá com inscrições datadas de 5 mil anos e ainda não explicadas, no pé da serra da Borborema, na Paraíba. Toda a serra tem sítios arqueologicos com inscrições mas o Ingá é de longe o mais importante. Vêm cientistas de todo o mundo estudar as inscrições. O sítio é patrimônio da humanidade, da Unesco. Mas nenhum órgão brasileiro dá um centavo para preservá-lo. Há 20 anos o paraibano Renato Alves da Silva, hoje com 78, paga do próprio bolso para manter o sítio, vendendo camisetas, livros e mel que ele mesmo coleta na mata, aliás um mel delicioso. O rio que passa no local tem tido cheias que cobrem as inscrições. Pinturas do outro lado da pedra estão desaparecendo. Seu Renato acredita que daqui a 50 anos o Ingá terá desaparecido.
Mais fotos aqui.
Baía da Traição, Paraíba
Passei alguns dias na Baía da Traição, lugar que sonhava conhecer há anos e que supera tudo o que eu esperava. Lá fica a reserva dos índios potiguara e a do peixe-boi marinho. É um lugar intocado onde não há turismo nesta época do ano (eu era o único forasteiro). Recomendo a pousada Catumbaé que também é um viveiro de aves silvestres do Ibama.
Mais fotos aqui. Mais potiguara aqui. E a barra do rio Camaratuba, limite Norte da baía da Traição, aqui.
O limite Sul da baía é o rio Mamanguape, em cuja barra fica a reserva do peixe-boi marinho, aqui.
No extremo sul da baía da Traição, duas horas a pé pela areia, fica a praia do Coqueirinho, uma das mais bonitas do Brasil, em frente à barra do Mamanguape.
Um dos lugares mais mágicos da baía da Traição fica a 10 km da praia, mata adentro, na aldeia de Tronqueiras. É a nascente do rio do Gozo.
Com 30 km de praias, rios, lagoas e 27 aldeias indígenas a baía da Traição tem uma enorme variedade de paisagens.
Subscribe to:
Posts (Atom)