Wednesday, August 01, 2007

Baía da Traição, Paraíba

Oca potiguara
Canhões do forte
Redes no bar Naturezas
Falésias
A caminho da praia do Coqueirinho
Praia do Coqueirinho
Barra do rio Camaratuba
Nascente do rio do Gozo
Manguezal na barra do Camaratuba
 Arara do Catumbaé

Passei alguns dias na Baía da Traição, lugar que sonhava conhecer há anos e que supera tudo o que eu esperava. Lá fica a reserva dos índios potiguara e a do peixe-boi marinho. É um lugar intocado onde não há turismo nesta época do ano (eu era o único forasteiro). Recomendo a pousada Catumbaé que também é um viveiro de aves silvestres do Ibama.

Mais fotos aqui. Mais potiguara aqui. E a barra do rio Camaratuba, limite Norte da baía da Traição, aqui.
O limite Sul da baía é o rio Mamanguape, em cuja barra fica a reserva do peixe-boi marinho, aqui.
No extremo sul da baía da Traição, duas horas a pé pela areia, fica a praia do Coqueirinho, uma das mais bonitas do Brasil, em frente à barra do Mamanguape.
Um dos lugares mais mágicos da baía da Traição fica a 10 km da praia, mata adentro, na aldeia de Tronqueiras. É a nascente do rio do Gozo.
Com 30 km de praias, rios, lagoas e 27 aldeias indígenas a baía da Traição tem uma enorme variedade de paisagens.

6 comments:

Anonymous said...

http://www.catumbae.com.br/index.html

não falei?
abs,

Anonymous said...

Jorge
que beleza! A vida me concedeu um grande privilégio de, por razões de trabalho, conhecer este Brasil tão diversificado em paisagens e culturas. A Baia da Traição eu não conhecia (não existiam conflitos agrários por lá). Era uma lacuna agora preenchida por você. Conheço bem o interior da Paraíba. Muito pouco do litoral agora tão deslumbrantemente mostrado por você. E como se come bem por lá, não é? Tem um peixe frito em João Pessoa, naqueles barracões que ficam em meio a areia da praia que é de comer rezando. Passei a manhã saudosa frente às fotos e um pouco triste por não viver mais ciganamente!
Beijos

sonia a. mascaro said...

Que bela reportagem e maravilhosas fotos!

Anonymous said...

JORGE MEU LINDO FUI AS LÁGRIMAS!!!
ESSA É MINHA TERRA QUE AMO TANTO, MINHA BAÍA, NÃO SABIA QUE VOCÊ TINHA VINDO NOS BRINDAR COM SUA VISITA, VENHA MAIS VEZES.
SERÁ MUITO BEM VINDO
www.nordesteemfoco.com.br

Zazá barros said...

sou da cidade de caiçara pb, meu avô mora em mamanguape, próximo desta maravilha de lugar! quando criança, meu pai nos levava[familia] para este paraiso na terra. eram dias de pura felicidade.

Joe Lima said...

Minha já falecida avó paterna, Dona Maria de Lourdes, nasceu nessa terra linda, mais especificamente na Baía da Traição, filha de Potiguaras. Me emocionei vendo as fotos desse lugar de onde sou um pouco nativo também, embora carioca de nascimento. Parabéns pelo blog, pela informação e pelas belas fotos!

Abraços,
Joe Lima