Sunday, June 17, 2007

all about David




« J'étais arrivé à ce point d'émotion où se rencontrent les sensations célestes données par les Beaux Arts et les sentiments passionnés. En sortant de Santa Croce, j'avais un battement de cœur, la vie était épuisée chez moi, je marchais avec la crainte de tomber. » Stendhal

Edinha Diniz minha amiga erudita me explicou os êxtases que tenho experimentado, como ontem ao ver Alessandra Ferri e Roberto Bolle em Manon. É a síndrome de Stendhal, que acomete pessoas sensíveis à beleza diante da experiência de uma obra de arte transcendente. Aconteceu com Stendhal em Florença, na Santa Croce, daí o nome. E acontece com frequência com turistas em Florença, especialmente diante do David original na Galleria dell'Academia. Muitos chegam a ser hospitalizados!
No YouTube achei este exemplo hiariante de um turista americano dando piti ao gravar o David em video.

E a Stanford University fez um digital scan do David.

2 comments:

Iza said...

O digital sacan é o máximo. Só o pinto do David é o mínimo...

Unknown said...

Tamanho não é documento né? Mas quando você está diante do David, olhando de baixo pra cima, parece enorme. Ilusão de óptica.
O curioso é que o pintinho parece não ter sido cortado, o que seria um erro já que David era judeu. Mas dizem que antigamente só cortavam a pontinha do prepúcio, não era como hoje, agora cortam tudo. Por isso o pinto do David seria autenticamente judeu.