Tuesday, July 05, 2005

Monumento ao medo



Comentários do crítico de arquitetura do New York Times, Nicolai Ouroussoff, sobre o monstrengo apresentado como projeto da "Torre da Liberdade" a ser construída (se for) onde ficavam as torres do World Trade Center:

"Sombrio, opressivo e mal concebido, o projeto sugere um monumento a uma sociedade que virou as costas a qualquer noção de abertura cultural. É exatamente o tipo de pesadelo que as autoridades garantiram que nunca aconteceria aqui: uma torre inexpugnável reforçada contra o mundo de fora... A Torre da Liberdade encarna um mundo moldado pelo medo... Símbolo ideal de um império fascinado por seu próprio poder".

Luci comentou no 100 Querer, "muita coisa mudou no país de George W. Bush". É Luci, aqui a gente chama o sujeitinho de W (Dubya). Quando as torres foram derrubadas, e a cidade estava vivendo o trauma, 3 mil pessoas viraram pó, aquele horror todo, havia a esperança de que o país ia aprender alguma coisa e a cidade reconstruiria o lugar do ataque como um memorial digno dos mortos e uma mão estendida ao mundo, que no primeiro momento foi tão solidário. Mas W e a corja dele, o lado escuro da força neste país, fizeram tudo errado. Esse projeto (duvido que seja construído) é o monumento que eles merecem, é a cara deles, uma fortaleza, um monumento ao medo e à agressão.

No comments: