Wednesday, July 20, 2005

We shall overcome

O iate Clearwater no rio Hudson

Nos anos 60 eu via os Estados Unidos através dos folk singers Peter, Paul and Mary e Pete Seeger. Depois veio a Joan Baez e por fim o Bob Dylan.
Mas até hoje eu tenho um carinho especial pelo Pete Seeger.
Angela e eu tivemos a sorte de ver um concerto dele alguns anos atrás. Aos 86, ele está meio aposentado da música mas continua ativo como ambientalista.

Pete Seeger e seu banjo, anos 40

Seeger foi recrutado para o Partido Comunista pelo próprio pai. Como cantor e compositor, fez parte, ao lado de Woody Guthrie, da Frente Popular nos anos 30 e 40 quando a esquerda tinha forte penetração Estados Unidos.
Foi dos poucos a desafiar a caça às bruxas sob o macartismo, e por isso condenado a 10 anos de prisão, pena depois comutada.
Esteve à frente dos movimentos contra a guerra do Vietnam e pelos direitos civis dos negros.



Mas hoje os cidadãos tanto da cidade quanto do estado de New York amam Pete Seeger como o homem que salvou o rio Hudson.

Seeger teve uma idéia genial. Mandou construir um grande iate, o Clearwater, laboratório flutuante para estudar as águas do rio. Depois de décadas de poluição, o Hudson era um rio morto. O Clearwater é hoje oficialmente chamado de Nau Capitânea do Ambientalismo.
Mais de 400 mil pessoas, principalmente alunos das escolas públicas, já velejaram no iate para aprender noções básicas de preservação da natureza.

Pete Seeger a bordo do Clearwater

E o melhor é que o Hudson foi salvo, porque o movimento fundado por Seeger pressionou o Congresso até aprovar a Lei da Água Limpa, que obrigou as indústrias a pararem de poluir os rios do país.
Hoje é possível pescar e nadar em qualquer ponto do Hudson.

Clearwater sob a ponte George Washington

A atual campanha de Pete Seeger é para fechar a usina nuclear de Indian Point, à beira do Hudson. Um acidente ou ataque terrorista à usina seria uma catástrofe ambiental que obrigaria à evacuação da grande New York num raio de 50 km. Mais de 20 milhões de pessoas teriam que fugir.

No concerto de Pete Seeger, que continua com a mesma voz forte e bom humor contagiante, a idade média do público era de 60 anos - a geração que lutou contra a guerra do Vietnam e ainda tem a esperança de que este país volte a ser a terra da liberdade.

Clearwater e a estátua da Liberdade

Pete Seeger canta We Shall Overcome, Nós Venceremos, um velho spiritual que ele redescobriu e transformou no hino do movimento pelos direitos civis.

Com Arlo Guthrie, filho do genial parceiro Woody Guthrie, Seeger canta uma das canções mais bonitas que compôs, Where have all the flowers gone? , e This Land is my Land, de Woody Guthrie, ao mesmo tempo uma declaração de amor à América e um hino socialista.

Pete Seeger canta sozinho o spiritual negro Swing Low Sweet Chariot.

Concerto de Pete Seeger à beira do Hudson

No comments: