Thursday, July 28, 2005
Um dos lugares mais bonitos de New York é onde está enterrado o maestro Leonard Bernstein. Fica no cemitério Green-Wood, um dos mais antigos da cidade. Bernstein está em cima de uma colina no ponto mais alto do Brooklyn. De lá se vê ao longe a estátua da Liberdade.
É muito simples, apenas uma placa na grama: Leonard Berstein, 1918-1990. Há um banco de pedra entre dois pequenos ciprestes. E só. Os coveiros dizem que Bernstein de vez em quando é visto sentado no banco, cantarolando.
De Bernstein, New York, New York do musical On the Town.
Deitar na grama no Central Park, olhando o céu de um fim de tarde de verão, com aviões passando lá no alto, balões coloridos voando, a Lua crescente a despontar, e ouvir a suíte de West Side Story de Bernstein num concerto ao ar livre da New York Philarmonic. Nada mais gostoso nesta cidade.
Ouça o prólogo da suite.
Um dos boatos oficiais de New York é que Bernstein era gay, não muito enrustido. Assim como seu amigo e mentor, o compositor Aaron Copland. O que importa é que eles estão entre os dois maiores compositores americanos do século XX e contribuiram para popularizar a música de qualidade neste país.
De Copland, com Bernstein e a New York Philarmonic, Fanfarra para um Homem Comum.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment