Tuesday, December 06, 2005



Hoje no fim da tarde me deu vontade de comer carne seca com abóbora. Teria que ir a um bairro distante para comprar a carne seca num mercado brasileiro, e de qualquer maneira é preciso botar de molho de um dia para o outro.
Então comprei um pedaço de meio-quilo de toucinho de fumeiro (bacon slab, como os da foto) e uma abóbora (butternut squash).
Descasquei e cortei a abóbora em pedaços pequenos. Cozinhei até ficar macia.
Fervi o bacon por uns 20 minutos, para tirar o sal e o gosto de fumeiro. Depois cortei em seis fatias de meio centímetro cada uma e fritei numa frigideira de ferro de fundo grosso, em fogo médio, até derreter a gordura. Escorri.
Untei com azeite uma bandeja de forno e cobri o fundo todo com os pedaços de abóbora. Salpiquei quatro dentes de alho esmagados na lâmina da faca e picados, moí bastante noz moscada em cima, salguei e cobri com parmesão ralado bem grosso. Arrumei por cima da abóbora as seis fatias de toucinho e levei ao forno quente por uns 20 minutos, até o toucinho chiar, com cuidado para não deixar ele ficar seco nem queimado.
A bandeja foi direto para a mesa. Uma delícia. Não é carne seca com abóbora, mas tem a mesma combinação divina do doce da abóbora com o salgado da carne. Com a vantagem de que um toucinho de qualidade, cozido, frito e assado, tem sabores complexos.

butternut squash

Não tenho talento para traduzir sabores em palavras, mas traduzo um trecho de Pig Perfect, de Peter Kaminsjky, no qual ele descreve o gosto de uma fatia de carne de porco cozida à perfeição - sendo que o porco foi criado solto comendo bolotas de carvalho:
"A gordura derretia em gotas de âmbar. Tinha o sabor de algo envelhecido com toques de banana e damasco. E, é claro, havia a textura, esse componente essencial do sabor; a carne era macia mas resistia de leve à mordida. Impulsionando tudo vinham as notas altas e claras do sal. Quando o sabor é tão cheio, tão nuançado, tão complexo, pode ser comparado a uma sinfonia, deixando na boca um gosto final como um grande acorde, uma harmonia espectral, morrendo devagar no silêncio da platéia".

No comments: