Monday, November 07, 2005

Tom Anderson

O rapaz da foto é descrito pela revista Wired como a pessoa mais popular do mundo. Afinal, Tom Anderson tem, no momento em que começo a escrever, 36 795 251 amigos, número que cresce ao ritmo de 140 mil por dia.
Tom, 29 anos, criou o maior fenômeno do momento na Internet, a rede social MySpace.com, que completou dois anos no fim de outubro. Quando você entra para a rede, o que leva só um minuto, de cara já ganha um amigo, Tom.
Em julho, o mogul da mídia Rupert Murdoch comprou MySpace por 580 milhões de dólares. Mas deixou Tom no comando, com sua equipe de 140 pessoas, em Santa Monica, Califórnia.

Murdoch, que não dá ponto sem nó, acertou na mosca. De julho para cá MySpace já conquistou mais 9 milhões de integrantes, na maioria jovens.
MySpace tem mais hits por dia do que o Google. Só perde para Yahoo! e eBay. Bem que o Google tentou com a rede Orkut, mas por algum motivo inexplicável 80% dos 10 milhões de usuários do Orkut estão no Brasil, e o que interessa ao mercado é o jovem norte-americano...
Tom Anderson tinha uma banda de rock chamada Swank, que durou pouco. Aborrecido com a dificuldade de divulgação de novas bandas, ele criou MySpace como um lugar para os músicos entrarem em contato com o público. Hoje, 400 mil bandas têm blogs em MySpace. A rede tornou-se o mais importante meio para o marketing de música.
Esta semana, Anderson abre sua própria gravadora, o selo MySpace, para lançar CDs das bandas que fazem parte da rede.
Em torno do objetivo inicial, ouvir música nova, My Space foi crescendo como rede social, com todo tipo de grupos e interesses.
Por enquanto MySpace não é rentável e tem poucos anúncios. Mas já está todo mundo de olho no potencial. Já imaginou, uma rede que ganha 3 milhões de novos usuários por mês, na faixa etária que mais interessa aos anunciantes, sendo que cada um passa em média duas horas ali por dia?
MySpace é o que há de mais quente no momento. Até que outro jovem tenha uma nova idéia e MySpace vá se juntar ao Orkut e ao Friendsters, como coisa do passado.
E agora, passados alguns minutos, Tom já tem 36 804 231 amigos...

No comments: