Wednesday, December 14, 2005

Image Hosted by ImageShack.us

O MENINO DA BOLHA

Bubble Boy, o menino da bolha, é o novo apelido de George W. Bush. A revista Newsweek mostrou Bush na capa vivendo dentro da bolha. Bush se cerca de sicofantas, só lê o que os mesmos puxa-sacos lhe dão pra ler, não vê TV nem lê jornais e revistas, vive num mundo à parte.
O âncora da rede NBC, Brian Williams, entrevistou Bush e mostrou a ele a revista. Bush confessou que não tinha visto a Newsweek da semana. E negou que viva numa bolha. Claro, quem vive dentro da bolha não pode vê-la. Bush disse que recebe bons conselhos de gente muito capaz e conversa com pessoas de todo tipo, que lhe dão informações. “Acabo de falar com o presidente de Honduras”, ele disse.
Bush não tem noção do próprio ridículo, uma das consequências de viver na bolha. O presidente tentou fazer graça e só piorou a situação. Disse a Williams que, se de fato ele vive numa bolha, então a única pessoa capaz de penetrar na bolha é a mãe dele, Barbara. Freud explica. Williams respondeu: “Vou contar para os caras da Newsweek”. E Bush: “Foi a Newsweek quem deu a história da bolha?” Em poucos minutos ele já tinha esquecido o nome da revista que o jornalista lhe mostrou. Uma das vantagens de viver na bolha é que os fatos desagradáveis são imediatamente apagados da memória. O fracasso da invasão do Iraque, por exemplo. Bush disse a Williams, num primor de lógica, falando da guerra que ele mesmo começou: “Tivesse ou não que acontecer, estou convencido de que tinha que acontecer”.
Seymour Hersh, na revista New Yorker, reportou recentemente o que assessores de Bush lhe contaram: o presidente está convencido de que Deus guia as decisões dele. Daí a inevitabilidade da guerra no Iraque. Já que foi uma decisão de Deus, não pode ser discutida. Bush tem certeza de ter sido escolhido por Deus e por isso nunca erra. As pessoas que o cercam, ou para puxar saco ou para manipulá-lo, reforçam essa crença. O jornal satírico The Onion, deu outro dia em manchete: “Voz de Deus desmascarada: é o vice-presidente Dick Cheney falando com Bush pelo intercom”. Hersh confirma na reportagem dele que é Cheney quem comanda o governo e manipula o crédulo Bush. A piada de The Onion não está longe da verdade.
Um diplomata estrangeiro que foi visitar Bush na Casa Branca recebeu antes instruções da Secretário de Estado Condoleezza Rice: “Não dê informações negativas nem diga nada que possa irritá-lo”. Bush vive cercado de mulheres como Rice que cuidam da manutenção da bolha: Laura, a primeira-dama, e Karen Hughes, a marqueteira que agora tenta melhorar a imagem de Bush no mundo árabe.
Bush teve a cara de pau de dizer a Williams que encontra mais gente do que Abraham Lincoln encontrava, porque tem o Air Force One, o jato presidencial. Uma das imagens mais tragicômicas de Bush é a do sobrevôo de Nova Orleãs inundada. O presidente olha pela janela do avião. É assim que ele vê o mundo, sobrevoando, de dentro da bolha. O presidente prometeu que Nova Orleãs não seria abandonada. Mas a promessa já foi esquecida como tudo que ele promete. A cidade foi abandonada pelo governo federal e não há sequer planos para reconstrui-la.
Quando Bush faz discursos, a platéia é sempre selecionada para garantir que todos sejam fãs do presidente. Dizem os assessores que Bush não admite críticas e fica irritado, reage com fúria, quando algo o desagrada. Tem pavio curtíssimo. Ele anda zangado com o deputado Jack Murtha, que tem sido o mais destacado crítico da guerra no Iraque. Murtha é um veterano da guerra do Vietnam, herói de guerra, ligado aos militares. É um porta-voz dos oficiais que se vêm obrigados a lutar na guerra fracassada de Bush. O deputado mandou uma carta à Casa Branca, pedindo a Bush um plano para sair com honra do Iraque. A carta foi ignorada durante sete meses. Murtha acabou vindo a público para reclamar, em nome dos militares, da total falta de planejamento em torno dessa guerra. Bush ficou furioso.
Bush ainda tem pela frente mais três anos de desgoverno. Será que a bolha aguenta tanto tempo sem estourar?

1 comment:

Anonymous said...

Hi

Thanks for this site, very useful informations.

--
[url=http://pitchininscho.blogspot.com]pitching inch school[/url] , [url=http://coff-fa-go.blogspot.com]coffee fan gold[/url] , [url=http://petperfugamecub.blogspot.com]peter perfume gamecube[/url] , [url=http://waffsearsho.blogspot.com]waffle search shoe[/url] , [url=http://dimerchantsqua.blogspot.com]dish merchants square[/url]