Tuesday, November 08, 2005

Moquecá

dendê, fonte do azeite mais saudável que existe

Minha amiga bahiana Angela Mariani diz que a minha moqueca é boa mas não é moqueca, é moquecá, afrancesada. Na Bahia, segundo ela, não faria sucesso.

Bem, eu dispenso o que todo bahiano faz, quebrar o coco seco pra tirar o leite. Uso o leite de coco em garrafa ou em lata. Fora isso, não vejo muita diferença entre a minha moqueca e a deles, mas enfim...

Primeiro faço o molho, refogando no azeite (de oliva, que os bahianos chamam de azeite doce) muita cebola picada, pimentão e tomate. Acrescento coentro, salsa e cebolinha. Deixo esse molho cozinhar um tempão até ficar uniforme. Dependendo das cores do pimentão, o molho fica mais claro ou mais escuro. Uma vez eu levei os pimentões ao forno antes, pra queimar a pele e apurar o gosto. Ficou ótimo, mas a cor da moqueca acabou sendo escura demais. Assim mesmo o presidente Fernando Henrique, que comeu essa moqueca aqui em New York, adorou e repetiu três vezes.

Pronto o molho, acrescento rodelas de pimentão de várias cores e deixo cozinhar uns 20 minutos, sem deixar desmanchar. É pra enfeitar.

Adoro siri mole, daquele pequeno, difícil de achar. É mais saboroso. Então depois de bem limpinho é só botar no molho até ficar avermelhado. Pronto.

Também costumo botar carne de caranguejo, daquela da pata, que já vem solta. Também leva só uns dois minutos se tanto pra ficar pronto, senão desmancha.

Se for peixe (adoro o Chilean sea bass, mas é espécie ameaçada, então ficou difícil achar), leva uns 10 minutos pra cozinhar no molho, sem deixar desmanchar.

Por fim, a moqueca pode ser de camarão, que também leva um minuto mais ou menos pra ficar cozido no molho.

Simples, não? Da última vez juntei tudo: primeiro o peixe, depois o caranguejo, o siri mole e por fim o camarão. Ficou divina, a moquecá.

Ah, quase esqueço. Depois de pronta, fora do fogo, acrescenta-se o leite de coco e o azeite de dendê, a gosto (uso uma garrafinha de leite de coco para uma moqueca grande, e uma colher ou duas de dendê). O dendê vem da fazenda da Angela, um luxo.

Sirvo com molho de pimenta, arroz branco. E farofa de dendê: refogo a cebola no azeite, depois vou jogando a farinha sem deixar ficar seca, e por fim o dendê pra ficar bem amarelinha. E quem disser que azeite de dendê não é saudável vá se informar no site PalmOilWorld.org. Dendê faz bem à saúde, reduz o colesterol e é riquíssimo em vitaminas antioxidantes.

2 comments:

Anonymous said...

"BAHIANA" não tem "H" (Baiana)

Anonymous said...

Boa tarde.
Venho, por meio deste, solicitar a autorização de uso desta foto para ser publicada em material didático de Ensino Fundamental, na matéria de Ciências.
Antecipadamente agradeço e aguardo resposta.
Sandra

Sandra H. Bordini
Pesquisas Iconográficas
Ribeirão Preto - SP
16 3612-6001 / 16 8134-9508
sandra.pesquisaiconografica@gmail.com