Saturday, March 11, 2006

Image Hosted by ImageShack.us

CORAGEM

Impressionante a coragem da psiquiatra Wafa Sultan, 47 anos, americana de origem árabe nascida na Síria, que numa entrevista à rede de TV Al Jazeera, debatendo com um religioso muçulmano, disse o que muitos, certamente a maioria dos muçulmanos, gostariam de poder dizer aos radicais e terroristas que usam o Islã para justificar o terror. "Não é um choque de civilizações o que está acontecendo", ela diz, um choque entre Ocidente e Oriente Médio, mas "um choque entre duas mentalidades, entre a barbárie e a racionalidade, entre a liberdade e a opressão, entre a demcracia e a ditadura, entre os direitos humanos e a violação desses direitos, entre aqueles que tratam as mulheres como bestas e aqueles que as tratam como seres humanos".

Eu gostaria de ver o que aqueles que tratam como "mártires" os terroristas que se explodem para matar quem eles chamam de "infiéis" teriam a dizer diante da condenação apaixonada da Dra. Sultan a esse horror. "Os muçulmanos", ela diz, "têm que se perguntar o que eles podem fazer pela humanidade, antes de exigir que a humanidade os respeite".

Você pode ver aqui trechos do video em árabe, com legendas em inglês, e ler aqui uma transcrição em inglês.

Claro que a secretária eletrônica da Dra. Sultan está entupida de ameaças de morte e uma fatwa (sentença religiosa) já foi decretada condenando-a à morte, mas nem assim ela se intimida. Está escrevendo um livro: "O Prisioneiro Fugido: Quando Deus é um Monstro" e vai correr o mundo dando palestras, inclusive em Israel. A repercussão enorme que ela está tendo (está na primeira página do New York Times deste sábado e o video já foi visto na Internet por mais de 1 milhão de pessoas), pode mudar o jogo, ajudando a desmascarar os radicais que intimidam os verdadeiros muçulmanos através da violência.

No comments: