Friday, March 03, 2006
Oscar sweesptake
Pelas minhas contas Brokeback Mountain iria levar pelo menos seis dos oito Oscars para os quais estava indicado. Ficou com três.
Meus favoritos para o Oscar eram:
Filme: Brokeback Mountain
Ganhou: Crash, um filme que fez pouco sucesso no início mas cresceu no boca-a-boca. É sobre a violência entre as pessoas comuns no tráfico em Los Angeles. Imaginem uma versão feita no Rio.
Diretor: Ang Lee (Brokeback Mountain). Ganhou.
Ator: Phillip Seymour Hoffman (Capote). Também acertei.
Atriz: Felicity Huffman (Transamerica). Perdi. Ganhou Reese Witherspoon, fazendo a cantora June Cash no filme sobre Johnny Cash, Walk the Line, um grande sucesso de público e de crítica.
Ator coadjuvante: Jake Gyllenhaal (Brokeback Mountain). Mas ganhou George Clooney (é covardia) em Syriana.
Atriz coadjuvante: Michelle Williams (Brokeback Mountain). Perdeu para Rachel Weisz que está ótima no filme do brasileiro Fernando Meirelles, The Constant Gardener.
Filme de animação: Wallace & Gromit. Acertei, ganhou! Imperdível.
Direção de arte: minha aposta era King Kong. Perdeu para Memórias de uma Geisha.
Cinematografia: Apostei em Brokeback Mountain. Também perdeu para Memórias de uma Geisha.
Figurino: apostei em Charlie and the Chcolate Factory. Perdeu. Mais uma que Memórias de uma Geisha levou.
Documentário: Apostei em Marcha dos Pinguins. Vitória merecidíssima.
Edição: Crash. Acertei, ganhou.
Filme em língua estrangeira: o meu era Paradise now. Perdeu para o sul-africano Tstosi.
Maquiagem: The Chronicles of Narnia. Acertei.
Trilha musical: Brokeback Mountain (Gustavo Santaolalla). Yes!
Canção: In the Deep (Crash). Mas perdeu para It's Hard Out There for a Pimp.
Efeitos visuais: King Kong. Acertei, ganhou! Venceu também em duas categorias técnicas nas quais não apostei, melhor montagem de som e melhor mixagem de som.
Roteiro adaptado: Brokeback Mountain. Grande vitória.
Roteiro original: Good Night, and Good Luck. Perdi. Ganhou Crash.
No total, das minhas 19 apostas, acertei 9. Brokeback Mountain, o favorito com oito indicações, só ganhou três. Crash, a grande surpresa da noite, levou três. E Memórias de uma Geisha, um filme mal visto pela crítica, mas produzido por Steve Spielberg, também três. E King Kong, três. Foi o Oscar mais equilibrado dos últimos anos, reflexo da qualidade dos filmes em competição, o que mostra o amadurecimento do cinema americano, apesar de toda a porcaria que Hollywood continua despejando nas telas do mundo. Pena que um dos melhores dos filmes em competição, Good Night, and Good Luck, dirigido por George Clooney (este, a estrela da noite, com três indicações) não tenha levado nada, mas ser indicado já garante boa distribuição.
Em Brokeback Mountain, as fotos abaixo são da famosa cena do beijo que Michelle Wiliams, mulher do personagem de Heath Ledger, vê da janela. Jake Gyllenhaal contou à imprensa que Heath foi tão violento, jogando-o contra a parede, que quase quebrou o nariz dele. O título do filme poderia ter sido Brokenose Mountain... Mas desfazendo qualquer dúvida sobre a macheza do rapaz, Heath e Michelle se apaixonaram durante as filmagens e tiveram um bebê, Matilda. Jake vai ser o padrinho. Desde que Jake se separou de Kirsten Dunst, está livre. Ele diz que gosta de mulher mas não é preconceituoso. Se aparecer um homem de quem ele goste...
Clique aqui para mais cenas de Brokeback Mountain
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment