Saturday, October 01, 2005
Está saindo aqui Caravaggio, biografia do pintor escrita pela romancista Francine Prose. Michelangelo Merisi da Caravaggio era escandaloso (hoje seria condenado como pedófilo), violento a ponto de cometer pelo menos um assassinato (suponho que seja o sonho de muitos tenistas: matou o oponente no fim da partida). Morreu em 1610 aos 39 anos. Injetou virilidade e realismo na pintura esclerosada da época.
Segundo Prose, "tendo gastado sua vida breve, trágica e turbulenta pintando milagres, ele conseguiu criar um - o milagre da arte, o milagre da maneira pela qual alguma tinta, poucos pincéis, um quadrado de tela, junto com o ingrediente mais essencial, gênio, pode produzir algo mais forte que o tempo e época, mais poderoso que a morte".
Mais Caravaggio aqui.
E para ouvir, do contemporâneo de Caravaggio, Claudio Monteverdi, Esurientes implevit bonis, com o coro de meninos da catedral de Salisbury, e Sicut locutus est, com a Orqeustra e Coro Monteverdi, maestro John Eliot Gardiner.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Ninguém comenta nada.rsrsrsrs
Que bom. Não fica aquele clima de Blog em que um monte de gente fala qualquer coisa e ninguém discute nada. Pode-se inventar uma teoria furada, escrever com os termos certos e passar por gênio. O velho esquema Sokal... rsrsrsrsrs
Post a Comment