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Meu avô materno, André Faure, gostava de muitos compositores: Bach, Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms eram os favoritos. Só detestava um: Wagner. E não ouvia ópera. Mas a peça musical que mais o emocionava, às lágrimas, era a Grosse Fuge, a Grande Fuga de Beethoven.
Ele iria gostar de saber que uma bibliotecária acaba de achar perdida numa estante de um seminário da Filadélfia a partitura manuscrita da adptação da Grande Fuga para piano a quatro mãos, com anotações da mão do mestre. É o maior achado em musicologia das últimas décadas. Irá a leilão na Sotheby's e o lance inicial é de 1,5 milhão de dólares.
A Grande Fuga talvez seja a obra musical mais difícil jamais composta. Beethoven ficou furioso quando soube que na estréia o público não entendeu e detestou. Só não vaiaram porque eram fãs de Beethoven. Era o último movimento do quarteto para cordas em Si bemol maior, opus 130. Os músicos convenceram Beethoven a escrever outro movimento final, mais convencional, senão não poderiam mais tocar o quarteto. A Grande Fuga foi editada em separado como opus 133.
Na primeira vez que a ouvi, ainda garoto, fiquei assustado com a aspereza irritante da música. Imediatamente me lembrei do Bolinha tocando violino. Foi preciso crescer e amadurecer para apreciar o que tanto emocionava meu avô.
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Beethoven adaptou a Grande Fuga para piano a quatro mãos pata torná-la mais palatável. Foi uma das últimas coisas que ele fez, já totalmente surdo. O manuscrito encontrado esta semana é de apenas oito meses antes da morte dele, em 1827. Beethoven morreu com a idade que completo este ano, 57.
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Grande Fuga em Si bemol maior, opus 133, Quarteto Budapest
Para apreciar a sonoridade da Grande Fuga recomenda-se o volume máximo. Tire as crianças da sala. E esqueça o Bolinha.
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1 comment:
Estou emocionado, não sei por que
mas me vem imagens correndo e mente, foi a primeira vez que escutei a grande fuga e desde então se torna mais louvável a cada vez que escuto !
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