Thursday, October 13, 2005

máscara mortuária de Beethoven

Meu avô materno, André Faure, gostava de muitos compositores: Bach, Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms eram os favoritos. Só detestava um: Wagner. E não ouvia ópera. Mas a peça musical que mais o emocionava, às lágrimas, era a Grosse Fuge, a Grande Fuga de Beethoven.

Ele iria gostar de saber que uma bibliotecária acaba de achar perdida numa estante de um seminário da Filadélfia a partitura manuscrita da adptação da Grande Fuga para piano a quatro mãos, com anotações da mão do mestre. É o maior achado em musicologia das últimas décadas. Irá a leilão na Sotheby's e o lance inicial é de 1,5 milhão de dólares.

A Grande Fuga talvez seja a obra musical mais difícil jamais composta. Beethoven ficou furioso quando soube que na estréia o público não entendeu e detestou. Só não vaiaram porque eram fãs de Beethoven. Era o último movimento do quarteto para cordas em Si bemol maior, opus 130. Os músicos convenceram Beethoven a escrever outro movimento final, mais convencional, senão não poderiam mais tocar o quarteto. A Grande Fuga foi editada em separado como opus 133.

Na primeira vez que a ouvi, ainda garoto, fiquei assustado com a aspereza irritante da música. Imediatamente me lembrei do Bolinha tocando violino. Foi preciso crescer e amadurecer para apreciar o que tanto emocionava meu avô.


manuscrito da Grande Fuga de Beethoven


Beethoven adaptou a Grande Fuga para piano a quatro mãos pata torná-la mais palatável. Foi uma das últimas coisas que ele fez, já totalmente surdo. O manuscrito encontrado esta semana é de apenas oito meses antes da morte dele, em 1827. Beethoven morreu com a idade que completo este ano, 57.


Beethoven jovem

Grande Fuga em Si bemol maior, opus 133, Quarteto Budapest

Para apreciar a sonoridade da Grande Fuga recomenda-se o volume máximo. Tire as crianças da sala. E esqueça o Bolinha.

Beethoven aos 53 anos

1 comment:

Thiago Moreira Nascimento said...

Estou emocionado, não sei por que
mas me vem imagens correndo e mente, foi a primeira vez que escutei a grande fuga e desde então se torna mais louvável a cada vez que escuto !