Sunday, August 21, 2005
Por trás dessa bela paisagem meio chinesa, pintada por André Masson, está o quadro mais escandaloso jamais pintado.
É A Origem do Mundo, de Gustave Courbet, pintado em Paris em 1866, um ano antes da morte de Baudelaire. Como o pintor e o poeta eram amigos íntimos, pode ser que Baudelaire tenha visto o quadro. Já estava paralítico e mudo, depois do derrame que sofreu em Bruxelas, deitado numa cama e sendo cuidado pela mãe. Mas se viu, deve ter gostado.
A pintura foi encomendada a Courbet por um diplomata turco que colecionava imagens eróticas. Foi pendurada no apartamento dele em Paris, escondida atrás de uma cortina.
Mesmo visto por poucos, tornou-se um dos quadros mais célebres do século XIX.
O quadro desaparece e é redescoberto depois da II Guerra em Budapest. E quem o adquire? O psicanalista francês Jacques Lacan.
Lacan encomendou ao cunhado André Masson a pintura acima, em madeira, que instalou como porta de correr sobre o quadro de Courbet para escondê-lo. Quando tinha um convidado ilustre, Lacan o convidava a ver a pintura, deslizava a tampa e observava a reação.
Os herdeiros de Lacan doaram A Origem do Mundo ao Museu d'Orsay, onde é hoje o quadro mais popular, só perde para a Gioconda do Louvre.
Se você quiser ver o quadro, clique na tela lá em cima, mas não vá se encandalizar. Só vê quem quer.
Refez-se do susto? Quer ver de novo? Para uma reprodução melhor de A Origem do Mundo, clique aqui.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
5*****!
Gosto muito do Gustave Courbet,foi a "Origem do Mundo" que me fez descobrir o pintor, mas desconhecia esta história.
Bom fim-de-semana
Post a Comment