Friday, August 19, 2005



Vermeer pintou quatro quadros com moças tocando virginal, um instrumento de teclado semelhante ao cravo.
Para ouvir o som do virginal vá ao site Essential Vermeer. Aliás se você quiser passar o resto da vida estudando Vermeer fique nesse site, que é absolutamente exaustivo - e muito bem feito. Foi lá que eu peguei estas reproduções.





O virginal é um instrumento portátil, para ser aberto e tocado, sentado ou de pé, em cima de uma mesa. Um cravo doméstico.



Quando os holandeses contemporâneos de Vermeer vieram para o Brasil, certamente trouxeram virginais e virgens. Se continuaram virgens, é pouco provável. Mas imagino que o cravista Marcelo Fagerland descenda desses virgens, e o cravo dele desses virginais.




Então em homenagem a Vermeer, ao Brasil holandês, às virgens, e à minha amiga Anna Maria que inspirou este post, aí vai Pixinguinha por Marcelo Fagerland no cravo, com Mário Sève no sopro.

Rosa

Lamentos

Carinhoso

Um a zero

E atendendo a pedidos, volta a moça do chapéu vermelho. Lembrando que o quadro tem menos de um palmo de altura. Pertenceu ao genro de Vermeer, daí a suposição, sem provas, de que seria a filha do pintor. Mas o retrato é tão erotizado, que os críticos se perguntam: a moça do chapéu era virgem? Ou...


No comments: