Wednesday, June 15, 2005

SEGUIR EM FRENTE

Animationfactory.com

Entrevistei para o Sem Fronteiras que vai ao ar nesta quinta-feira, na Globo News, o jurista James Jacobs da New York University, autor do livro The Pursuit of Perfect Integrity, sobre os equívocos do combate à corrupção nos Estados Unidos.
O programa mostra como outros países enfrentam o problema da corrupção na política.
Nos Estados Unidos, políticos e grupos de interesse conseguem, dentro da lei, fazer com que o dinheiro influencie eleições e decisões políticas. Ou seja, vai ser preciso aprimorar a lei.
Mas Jacobs adverte para o perigo de que o combate à corrupção vire a prioridade número um, o que pode paralizar o governo e a nação.
"O governo tem muito o que fazer, e não vai ser bem sucedido se a única coisa que fizer for evitar escândalos de corrupção. Aqui nos Estados Unidos, foram introduzidos controles e mais controles, mas ainda há escândalos, ainda há corrupção. Infelizmente isso é parte da vida. Quando é descoberto, tem que ser processado, punido, mas é perigoso adotar um excesso de mecanismos preventivos".
E mais:
"Não há democracia que não enfrente esse problema, Japão, Índia, Estados Unidos, Reino Unido. Onde houver democracia haverá escândalos. Precisam ser enfrentados, mas temos que seguir em frente. É importante que as pessoas no Brasil não se tornem completamente cínicas em relação às falhas na sua democracia. Todos os sistemas de governo têm problemas e falhas e passam por períodos de corrupção, de crise. Estamos sempre tentando melhorar, corrigir os problemas, incentivar a honestidade, mas isso não tem fim, não há solução mágica".

Que tal cantar com Cartola: "Deixe-me ir, preciso andar, vou por aí a procurar rir pra não chorar. Quero assistir ao sol nascer, ver as águas dos rios correr, ouvir os pássaros cantar, eu quero nascer, quero viver".

No comments: