Saturday, June 25, 2005

Cézanne e Pissarro

Cézanne, Pont Maincy

O MOMA está abrindo uma exposição que fica até setembro com 80 quadros de Camille Pissarro e Paul Cézanne. Ainda mais interessante do que as obras dos dois é a história de como Pissarro se tornou o mentor de Cézanne e ajudou-o a se tornar um gênio da pintura.
Os dois tinham uma história parecida. Romperam com famílias burguesas e foram para Paris pintar. Pissarro, de uma família de comerciantes judeus das Antilhas, Cézanne filho de banqueiro em Aix no sul da França. Pissarro era um dos fundadores do movimento impressionista. Mas nunca chegou perto da genialidade de Monet. Cézanne, sete anos mais novo, começou com quadros estranhos, explosivos, altamente eróticos. Foi execrado. Só Pissarro sacou o potencial de Cézanne. Por sugestão de Pissarro, Cézanne saiu do estúdio e de Paris e foi para o campo pintar na natureza. A paleta dele, que era escura, se tornou clara e simples. Os dois passaram 20 anos pintando juntos. Muitos quadros da exposição são quase idênticos. Mas depois de um certo tempo dá para ver a diferença de estilo: Pissarro, mais naturalista, Cézanne já procurando se livrar do excesso de detalhes e prenunciando as composições geométricas e abstratas que iriam provocar o surgimento da arte do século XX, cubismo, abstracionismo.
Entrevistei o curador da mostra, o francês Joachim Pissarro, bisneto do pintor. Ele chamou-me a atenção para a influência mútua. Através de Pissarro, Cézanne sublimou sua explosão de sensações, criou uma linguagem formal. Mas Pissarro ganhou de Cézanne a intensidade, a expressividade que ele não tinha.
A exposição é um pouco monótona, porque os quadros são todos muito parecidos, paisagens que se repetem nas mesmas cores, predominando os tons de verde. E a melhor produção de Cézanne é posterior à fase Pissarro. Mas se você tiver tempo para olhar os quadros demoradamente, estudar detalhes, se perder nas formas e cores, pode ser uma experiência deliciosa.

Pissarro, La Côte des Boeufs

2 comments:

Ana said...

Não sabia desta amizade e influência mútua entre os dois.
Obrigada.

Anonymous said...

Aprendi muito